SZY NEWS

Apontamentos, artigos, comentários, podcasts etc.

SERIEDADE? JÁ ERA

Tivemos o governo dos casos, casinhos e maços de notas em estantes de livros. Agora temos o executivo das casas, casinhas e empresas imobiliárias escondidas.

O céu é o limite:
preços de casas a
subir, governantes
a facturar.

Hoje, na rádio, depois da recente aprovação da lei dos solos, ouço falar do terceiro membro do governo – em 15 dias – proprietário de empresas imobiliárias, ou sócio ou associado por laços de parentesco (marido/mulher, pais/filhos) a empresas que vendem casas e terrenos. Um demitiu-se há 15 dias, o outro anunciou ontem que vendeu a sua imobiliária (depois de ter aprovado a lei dos solos terá, espero, valorizado a sua quota em pelo menos 30 a 40%), o terceiro vai esta semana dar explicações. Aguardo com curiosidade pelo próximo profissional do ramo.

Já há alguns anos que quase confundo os cartazes e “outdoors” das imobiliárias com os dos políticos em campanha. O slogan “Viver aqui em segurança”, por baixo da cara dum homem engravatado e de mangas arregaçadas, tanto pode ser duma Remax ou Era como do Chega, do CDS/PP ou PSD. Se substituirmos “segurança” por “tranquilidade” pode ser da Century 21 ou do candidato local do PS.

“Ganhamos dinheiro a vender casas uns aos outros que pagamos com dinheiro emprestado”. Esta foi a explicação dada pelo prémio Nobel da Economia, Paul Krugman, a um estrangeiro, admirado por a “América ser rica mas ninguém produzir nada”. A diferença é que Portugal é pobre. No governo, em vez de bilionários só temos imobilários. Já a bolha é a mesma.

Entre um governo de casos e casinhos ou um de casas e casinhas, qual prefiro? Nenhum. Gostava de uma classe política, ao centro, digna, que além de querer parecer séria o fosse, realmente. Governantes que defendessem o direito à habitação, dos mais frágeis, em vez de lhes impingirem créditos bancários à habitação na Baixa da Banheira ou de aliciarem a classe média mais abastada com o clássico T3, vista mar, como novo.

Pior do que os actuais governantes envolvidos em casos que levantam suspeitas claras de conflitos de interesses, só mesmo uma mal frequentada bancada parlamentar de arruaceiros com um terço da sua meia centena de deputados condenados e investigados por delinquência comum, furtos, delitos sexuais e outros que tal.


Discover more from SZY NEWS

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

Navegação

Sobre

Miguel Szymanski, jornalista e escritor.